Código de Ética e Conduta

Código de ética, conduta e políticas internas, que se mantém em contínuo aperfeiçoamento: “As boas práticas de governança corporativa e compliance constituem um pilar de sustentação para os nossos negócios. Nossa prioridade é atuar sempre orientados pela ética, pela integridade e pela transparência”. 

 

Aos nossos colaboradores:

Inspirado nos Valores e nas Crenças da Opotechnologies, nosso Código de Ética e Conduta contém os princípios que fazem parte da nossa visão independentemente de região, cultura, cor de pele, orientação sexual ou mercado. Este documento tem aplicação obrigatória entre nossos colaboradores e deve servir de referência para nossos prestadores de serviço e parceiros comerciais. Sem a pretensão de atender a todas as possibilidades inerentes ao desenvolvimento diário dos negócios, oferece, porém, orientações claras e não negociáveis. O Código de Ética e Conduta não tem o intuito de restringir o desenvolvimento dos negócios. Ao contrário, vem para acrescentar valor, orientar o crescimento e a constante busca pela excelência. Esperamos que você leia, compreenda, faça cumprir e utilize este guia como uma referência valiosa no seu dia a dia. 

etica e cond..png

PRINCÍPIOS

Nossa atuação empresarial, nossa conduta profissional e social são pautadas em um conjunto de princípios que fortalecem a relação entre a Opotechnologies e seus clientes, fornecedores, e colaboradores. 

Dentre esses princípios, destacam-se:

  •  Respeito, como pilar de todos os relacionamentos;

  •  Cumprimento das determinações legais;

  •  Contribuição para a sociedade através do desenvolvimento de produtos e prática de serviços que colaboram para o avanço educacional/ cultural do país;

  • Responsabilidade na construção e preservação do patrimônio da empresa, garantindo à comunidade, colaboradores e acionistas os benefícios que possam resultar de sua boa gestão;

  • Compromisso para com a preservação do meio ambiente, seja pelo cumprimento da legislação ambiental, seja pela conscientização de seus colaboradores, por meio de programas internos.

 

 

PRINCÍPIOS DE INTEGRIDADE PESSOAL E PROFISSIONAL

É responsabilidade de todos serem exemplo de conduta ética e difundir o Código entre colegas de trabalho, líderes e liderados.

  •  Não será tolerado nenhum tipo de discriminação em função de cor, sexo, religião, classe social, orientação sexual, origem, procedência, idade e condições físicas, bem como qualquer conduta que possa ser caracterizada como assédio ou desrespeito à integridade física e moral de seus colegas de trabalho;

  •  O convívio no ambiente de trabalho deve ser pautado na transparência das informações, imparcialidade no tratamento e profissionalismo; 

  •  A preservação da saúde e integridade física de nossos colaboradores é fundamental e, para garantir condições de trabalho seguras e sadias, é obrigatório o cumprimento das normas relativas à segurança do trabalho. 

  • Não use o nome da Opotechnologies, sistemas, cargo ou influência para obter benefícios pessoais, para parentes, amigos ou terceiros. 

 

 

 

PRINCÍPIOS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DO PATRIMÔNIO DA EMPRESA

Os colaboradores devem proteger as informações confidenciais da Opotechnologies e de seus parceiros comerciais, pois estas podem ser usadas por concorrentes e sua divulgação ser prejudicial à empresa, acionistas, fornecedores e clientes. 

 

Dessa forma, fica proibido aos colaboradores:

 

  •  Negociar em nome da Opotechnologies ou outra de outra empresa envolvida com a Opotechnologies enquanto possuir informação que ainda não foi divulgada ao mercado;

  •  Divulgar informações sigilosas que a Opotechnologies ainda não tornou pública ao mercado (inclusive a familiares).

  •  Apresentar seminários ou palestras em nome da Opotechnologies, dar entrevista ou permitir filmagens e fotografias sem envolvimento da área de Comunicação e, quando pertinente, aprovação da Diretoria Executiva.

 

 

 

USO DE DROGAS E PORTE DE ARMAS

Prezando pela segurança e boa convivência entre os colaboradores, estagiários e prestadores de serviço da opotechnologies, proibimos expressamente: 

  •  Consumir bebidas alcoólicas e drogas durante o horário de trabalho; 

  •  Fumar dentro de ambientes fechados da empresa; 

  •  Acessar as dependências da empresa sob o efeito de substâncias entorpecentes, lícitas ou ilícitas;

  •  Portar armas, exceto colaboradores ou prestadores autorizados a realizar o serviço de segurança e vigilância patrimonial.

 

 

 PRINCÍPIOS DE RELACIONAMENTOS

Com clientes: 

A excelência no atendimento aos clientes (internos e externos) e a qualidade na prestação de serviços é nosso compromisso.

 O atendimento cortês, a prestação de informações e o encaminhamento para outras áreas quando necessárias são atitudes esperadas de todos os colaboradores.

 

Com fornecedores:

 A contratação de fornecedores e prestadores de serviços deve ser baseada exclusivamente nas necessidades da empresa, devendo seguir critérios legais, técnicos, profissionais e éticos. As decisões devem ser baseadas, além dos valores e condições negociadas, em um julgamento quanto à confiabilidade e integridade do fornecedor. 

 

 

Relacionamento Sentimental:

Recomenda-se que não ocorra relacionamento entre liderança e subordinado, especialmente aqueles de nível hierárquico mais elevado, ou seja, diretores, gerentes, supervisores e encarregados. Na ocorrência deste caso, o fato deve ser relatado à Diretoria, a fim de que seja estudado.

 

Agentes Públicos: 

Nossos colaboradores tem a obrigação de cumprir rigorosamente as leis brasileiras anticorrupção, incluindo as disposições da Lei 12.846/2013 (“Lei Anticorrupção”). Todos os colaboradores e Representantes que atuam em nome da Opotechnologies estão proibidos de oferecer, prometer, fazer, autorizar ou proporcionar (diretamente ou indiretamente através de terceiros) qualquer vantagem indevida, pagamentos, presentes ou a transferência de qualquer coisa de valor para qualquer pessoa, seja ela agente público ou não, para influenciar ou recompensar qualquer ação oficial ou decisão de tal pessoa em benefício da Opotechnologies.

 

 

 

SISTEMAS ELETRÔNICOS DE INFORMAÇÃO

O uso de informações classificadas como confidenciais deve ser exclusivamente para fins profissionais, sendo proibido utilizá-las em benefício próprio ou de terceiros com a finalidade diversa daquela para a qual a informação foi divulgada/recebida.

 O sigilo das informações é exigido de todos nós da Opotechnologies durante e após a vigência do contrato que estabelecer o vínculo com a Opotechnologies. 

 

 

 

UTILIZAÇÃO DA REDE, INTERNET E E-MAIL.

O uso da rede para armazenar arquivos pessoais é proibido. A troca de mensagens via e-mail, e o acesso à internet para assuntos pessoais é permitido, desde que não contrariem normas e procedimentos internos e não causem prejuízo ao desempenho profissional. São proibidos o assédio e a perturbação de outros usuários, seja por meio de linguagem utilizada, frequência ou tamanho das mensagens. Material de natureza pornográfica e racista não pode ser exposto, armazenado na rede, distribuído, editado ou gravado através do uso dos recursos computacionais da rede. Não são permitidas tentativas de obter acesso não autorizado e também qualquer tentativa de interferir nos serviços de qualquer outro usuário, servidor ou rede. Os usuários não estão autorizados a alterar qualquer configuração definida pela Opotechnologies ou desativar mecanismos de segurança. Disponibilizamos a todos os usuários softwares regularizados e proibimos qualquer tipo de uso de softwares “piratas”. Todo acesso à internet e à rede da Opotechnologies é passível de monitoramento sem autorização prévia dos usuários. A Opotechnologies poderá, a seu critério, gerar relatórios dos sites acessados por usuário e, se necessário, providenciar a impressão dos relatórios sem que tal ato venha a constituir quebra de sigilo.

 

 

COMITÊ DE ÉTICA

O Comitê de Ética é formado pela Presidência, e Direção comercial. Sendo um órgão consultivo da Presidência, tem como atribuição analisar as questões que lhe forem submetidas, como esclarecer dúvidas de interpretação ao presente texto e/ou ações não previstas neste código. E estabelecer punições em caso de desobediência do mesmo. 

 

 

VIOLAÇÕES AO CÓDIGO DE ÉTICA

  •  O não cumprimento do código sujeitará os envolvidos a ações disciplinares, podendo resultar nas medidas cabíveis previstas nas esferas cível, criminal e trabalhista.

  •  Omitir deliberadamente violações a este código também se caracteriza como infração.

  •  O Canal de Denúncias está disponível através de: Email: info@opotechnologies.com  

  • Com garantia de sigilo absoluto, além do contato direto com a respectiva liderança/diretoria, constituem canais de comunicação permanentemente à disposição para o encaminhamento de infrações. Casos não previstos nesse Código de Ética e dúvidas de interpretação deverão ser submetidos ao gestor da área para esclarecimento ou encaminhados ao Canal de Denúncia.

  • O Código de Conduta entra em vigor a partir de sua divulgação, sem previsão para término. Em relação a seu conteúdo, estão previstas revisões sistemáticas, podendo haver alterações a qualquer tempo, conforme a necessidade. Qualquer alteração do Código será comunicada a todos os Colaboradores da Opotechnologies.

 

 

TERMO DE RECEBIMENTO DE COMPROMISSO

Declaro, para todos os fins, que recebi um exemplar, li e compreendi o Código de Ética e Conduta da Opotechnologies, tomei conhecimento das suas disposições e me comprometo a cumpri-las e respeitá-las integralmente.

 Declaro, ainda, que fui comunicado da obrigatoriedade de sua observância em todas as situações e circunstâncias que estejam direta ou indiretamente vinculadas às minhas atividades, zelando por sua aplicação. 

Declaro, por fim, que, na hipótese de ocorrerem situações em que não haja no presente Código previsão expressa em relação à conduta exigida ou esperada, consultarei imediatamente o Comitê de Ética.

Opotechnologies comércio e serviços Ltda. CNPJ – 39.345.634/0001-11    

Obrigado pelo envio!